Manaus (AM) – Durante o plantão eleitoral do 1° turno das Eleições Municipais, neste domingo (6/10), a Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) registrou 44 manifestações. Ao todo, foram 22 em Manaus e 22 distribuídas entre os municípios do interior.
A maior parte das denúncias registradas foi de compra de votos, com 13 ocorrências — seguido por derrame de santinho (10) e violação do sigilo do voto (6).
O eleitorado que buscou o MP Eleitoral para oficializar as denúncias recorreu, principalmente, ao formulário eletrônico, com 27 registros. As demais foram feitas via WhatsApp (15) e e-mail (2).
Presente de forma atuante nas eleições municipais no Amazonas, o MP Eleitoral atuou neste domingo em esquema de plantão. Na capital, a equipe foi liderada pela ouvidora-geral, a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva.
As denúncias registradas serão autuadas e encaminhadas aos respectivos promotores, para apuração do delito eleitoral.
Pela manhã, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, acompanhou o trabalho da equipe da Ouvidoria no edifício-sede.
A votação do segundo turno acontecerá em 27 de outubro e, em breve, o MP Eleitoral anunciará sua forma de atuação na capital.
Em Manaus
O plantão do MP Eleitoral em Manaus, via Ouvidoria-Geral, ocorreu das 7h às 16h deste domingo. Duas equipes estiveram disponíveis, sendo uma no prédio-anexo do MPAM, no bairro Aleixo, e a outra no edifício-sede, no Nova Esperança.
Diariamente, a Ouvidoria-Geral do MPAM recebe denúncias da população, sobre as diferentes áreas de atuação: criminal, patrimônio público, meio ambiente, saúde, cidadania, educação, pessoa com deficiência, infância, juventude e família, pessoa idosa, consumidor, minorias e eleitoral.