Manaus (AM) — Nesta quinta-feira (19/10), um homem de 33 anos, que não tece a identidade revelada, foi preso por suspeita de estuprar as três enteadas, que tem idades entre 7 e 13 anos. A prisão foi efetuada na zona Leste da capital, pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Informações apontam que a mãe das vítimas sabia do fato, mas não denunciou o suspeito.
De acordo com a delegada da Depca, Joyce Coelho, uma das vítimas, que tem 13 anos, morava em Santarém (PA) e em 2022 passou a morar com a mãe, 32. Em meados de fevereiro, ela começou a apresentar mudanças no comportamento, notadas pela genitora, que a questionou para saber o que estava acontecendo.
“A adolescente, então, contou que o autor aproveitava de ocasiões em que a mãe não estava, para cometer os estupros. A mulher não o denunciou, cometendo, então, o crime de omissão de socorro. Por conta de não denunciar, instauramos um procedimento para que ela responda pelo ato”, informou a delegada.
Ainda segundo a delegada, o homem agiu do mesmo modo com as outras filhas da companheira, praticando o crime quando ficava a sós com elas. “A vítima de 11 anos contou que passou a morar com o casal quando tinha 6 anos e o homem praticou o estupro contra ela duas vezes, sendo uma das vezes quando sua mãe havia ido para a igreja. Já a criança de 7 anos informou que os estupros ocorriam, constantemente, quando a genitora estava no trabalho ou na casa de vizinhos”, relatou, ao acrescentar que o infrator ameaçava as vítimas, caso elas contassem a alguém.
As vítimas foram abrigadas pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), para acompanhamento. O homem foi preso no bairro Mauazinho, zona leste, e responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.