Roma (ITA) – O papa Francisco receberá alta neste domingo (23/3) após 37 dias internado no hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. A informação foi confirmada neste sábado (22/3) pela equipe médica responsável pelos cuidados do pontífice.
Apesar da liberação, Francisco, de 88 anos, seguirá sob cuidados médicos e deverá permanecer em repouso por dois meses, em um regime chamado de “alta hospitalar protegida”. Ele também será submetido a fisioterapia respiratória e exercícios de fala, já que sua voz foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.
O chefe da equipe médica, Sergio Alfieri, afirmou que o papa poderá retomar gradualmente suas atividades, mas com um “estilo de vida mais calmo”. Os médicos recomendaram que ele evite encontros frequentes e grandes grupos para reduzir o risco de infecções. Segundo Alfieri, Francisco está curado da pneumonia, mas ainda apresenta resquícios virais no pulmão.
De acordo com os médicos, o pontífice recebeu a notícia da alta com satisfação e vinha questionando nos últimos dias quando poderia deixar o hospital. Antes de sair do Gemelli, Francisco deve fazer uma breve saudação aos fiéis neste domingo.