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Pará busca investimento chinês de R$ 10 bilhões para nova ferrovia no Estado

Governador Helder Barbalho e parceiros assinaram Memorando de Entendimento nesta sexta-feira (14) em Pequim, capital da China. Documento pode levar à construção de importante modal ferroviário no Pará.

O governador do Pará, Helder Barbalho, o presidente adjunto da Communications Construction Company (CCCC), – maior construtora da China-, Sun Liqiang, e o vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio, assinaram nesta sexta-feira (14) um Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, sobre a intenção da construção da Ferrovia do Pará integrando Marabá ao porto de Vila do Conde, em Barcarena. 

O documento foi assinado em Pequim, capital da China. O chefe do Poder Executivo Estadual paraense detalha que os investimentos necessários são da ordem de US$ 2 bilhões, cerca de R$ 10 bilhões, para interligar os municípios de Barcarena, na região nordeste do Estado com municípios do sudeste paraense, como Marabá e Parauapebas, e de lá até o município de Açailândia, no Maranhão, com a ferrovia Norte-Sul.

“Esse é um momento muito relevante para o Estado do Pará possa ver concretizado um projeto histórico para estrutura logística do nosso Estado. Assinamos o projeto para a Ferrovia do Pará. Isso representará investimentos ao nosso Estado, geração de empregos, desenvolvimento para vários municípios ao longo do trajeto do projeto e, claro, agregando logística ao nosso Estado”, disse o chefe do Executivo Estadual. 

Helder Barbalho complementou ainda que “O projeto faz com que o Pará, integrado à ferrovia Norte-Sul, hidrovias e Porto, possa ser um Estado mais competitivo para o desenvolvimento da economia voltada à mineração e o agronegócio, fortalecendo geração de emprego e renda para o nosso Estado. Momento histórico para construir a viabilização e transformar o projeto em realidade para gerar oportunidades ao Estado do Pará”.

Já o vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre Silva D’Ambrosio, analisa que a convergência de interesses do Governo do Pará com as empresas brasileira e chinesa são fundamentais para viabilizar o projeto. “A Vale tem uma parceria histórica com o Estado do Pará e acreditamos que com esse acordo poderemos estudar a viabilidade e fazer grandes projetos de infraestrutura”, ponderou.

“Essa é uma parceria fundamental que nos traz enorme valor tanto do ponto de vista de tecnologia como também de parcerias para o futuro. Nós acreditamos que esse acordo que celebramos hoje é um passo importantíssimo para fortalecimento dos relacionamentos futuros com o Governo do Estado e a empresa chinesa”, destacou.

D’Ambrosio ressalta que na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira (13), Helder Barbalho esteve reunido com o presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou. A CCCC é a maior empresa de construção civil na China. A empresa investe em obras de infraestrutura no Brasil. Na oportunidade, o presidente do Conselho da empresa disse ao presidente brasileiro que deseja expandir a cooperação com o mercado brasileiro.

Agendas diplomáticas 

Desde a última quarta-feira (12), o Helder Barbalho integra a comitiva diplomática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na China, maior parceiro comercial do Brasil. Nesta sexta-feira (14), além da assinatura do Memorando de Entendimento da Ferrovia do Pará, o chefe do Poder Executivo Estadual paraense também cumpriu agenda com o presidente chinês, Xi Jinping, além de participar de reuniões bilaterais com segmento empresarial de diferentes áreas. 

Entre os compromissos do dia, estiveram o encontro com diretores da Zhongtong Bus, uma das principais fabricantes chinesas de ônibus; reunião com Ming Chung Liu, CEO da Nine Dragons Paper, que é grande fabricante de papel no mundo e que demonstrou o interesse em abrir uma planta industrial no Pará.

O governador do Pará também se encontrou com os dirigentes da CITIC Group, empresa especialista em reforma econômica, desenvolvimento e tecnologias avançadas. 

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