Manaus (AM) — Os paratletas amazonenses Lucas dos Santos, Maria de Fátima, Guilherme Costa e Elielton Lira brilharam no Parapan-Americano no Chile e garantiram ao Brasil uma coleção de medalhas. Lucas e Maria, os dois do halterofilismo, conquistaram ouro e bronze respectivamente. Guilherme conquistou a prata no tênis de mesa e Elielton foi bronze no judô.
Promessa no halterofilismo, Lucas dos Santos iniciou no esporte aos 13 anos. No Parapan Lucas ergueu 142kg e 146kg inicialmente, mas a marca de ouro foi levantando 150kg na sua terceira tentativa, conquistando ouro para o Brasil, e chegando mais perto de conquistar a vaga para as Paraolimpíadas 2024.
O halterofilismo foi também onde Maria de Fátima conquistou a medalha de bronze, levantando 110kg na categoria até 67kg. No tênis de mesa, Guilherme Costa conquistou a prata na Classe 2, com uma campanha de três vitórias e uma derrota, subindo pela quinta vez ao pódio em Jogos Parapan-Americanos.
No judô, Elielton Lira conseguiu a medalha de prata na categoria até 60kg J1/J2, em sua estreia em Jogos Parapan-Americanos. Elielton, atualmente mora em São Paulo, ficou cego por conta de um tiro, quando tinha apenas 12 anos, e utilizou o esporte como uma maneira de sair do mundo dos crimes.
Estreia amazonense no Parapan
A atleta Mikaela Almeida, do badminton, estreou nesta quarta-feira (22/11) contra Laura Fernandes e venceu por 2 sets a 0. A amazonense continua nas eliminatórias individuais da categoria SU5, ela volta a competir nesta quarta-feira, às 18h, as disputas da modalidade ocorrem até o dia 26 de novembro.