Manaus (AM) – Na manhã desta quinta-feira (16), três homens, cujas identidades não foram reveladas, foram presos na Operação “Caminhos Seguros”, visando combater a exploração de crianças e adolescentes. Entre os detidos, estão um pastor e um professor, ambos suspeitos de cometer abusos sexuais contra crianças em Manaus.
A Operação “Caminhos Seguros” foi lançada nas primeiras horas em vários estados do Brasil, resultando na prisão dos suspeitos, que foram conduzidos à sede da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
Conforme informações preliminares, o pastor é suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 10 anos, que estava sob os cuidados de sua esposa. Ele aproveitava os momentos a sós com a vítima para praticar os abusos.
O professor é acusado de oferecer dinheiro às crianças em troca de tocar suas partes íntimas. O indivíduo tem 39 anos de idade. O terceiro detido já foi condenado por estupro de vulnerável e está cumprindo a sentença.
As ordens judiciais foram cumpridas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Força Tática. Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão, sendo um de sentença condenatória e dois de busca e apreensão.
Além das prisões, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos que podem conter provas dos crimes, como celulares, notebooks, HDs externos e tablets.
Mais detalhes serão revelados durante uma coletiva de imprensa na sede da DEPCA ainda hoje.