Manaus (AM) – Com a suspensão dos efeitos da convenção partidária do União Brasil que reconduziu Pauderney Avelino ao comando da sigla, o ex-deputado computou duas derrotas: perdeu o comando do diretório do partido no Amazonas e ainda foi exonerado do cargo de titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti).
As duas perdas são consequências da decisão do juiz da da 5ª Vara Cível e Acidentes de Trabalho, José Renier da Silva Guimarães, proferida nesta quarta-feira (17), em resposta à ação de tutela de urgência requerida pelo diretor-presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, e por deputados estaduais e federais filiados ao União Brasil.
O grupo alega que a convenção partidária contou com apenas 20 dos 35 membros da sigla, sendo que o quorum mínimo para a realização da eleição é de 21 presentes.
No cargo de secretário desde o início deste ano, Pauderney foi destituído do cargo ainda de acordo com a decisão do magistrado.
A sentença também suspende o registro do Diretório Estadual no Sistema de Gerenciamento de Gestão Partidária (SGIP) e quaisquer direitos inerentes ao exercício dos cargos eletivos preenchidos durante a convenção, assim como a movimentação das contas bancárias do partido.
O descumprimento da decisão está sob pena de multa diária de R$ 5 mil, no limite de até 10 dias.