Manaus (AM) – Pessoas com Deficiência (PcD) podem cadastrar currículos na base de dados da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), além de receber auxílio para criação do documento por meio de técnicos especializados no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), zona Sul de Manaus.
Os atendimentos coordenados pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), integrada à secretaria, ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores.
Os currículos são recebidos diariamente e encaminhados para empresas públicas, privadas e cursos de qualificação de acordo com a demanda de busca do mercado de trabalho e da pessoa.
De acordo com o coordenador dos atendimentos, técnico Igor Uriel, desde o início do projeto em setembro de 2023 até março de 2025 já foram mais de 100 currículos auxiliados e enviados.
“Esse trabalho começou por volta de setembro de 2023 e na época era uma parceria só entre a Sejusc e a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp). Nós auxiliávamos nos currículos e enviávamos para a Setemp, mas conforme foi passando o tempo fomos recebendo contato de outras empresas e agora expandimos esse alcance”, explicou.
SePcD
Integrada à Sejusc, a SePcD oferece atendimento especializado para PcD, com serviços de orientação e emissão de passes intermunicipal e interestadual e para Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e da Pessoa com Deficiência (CiPcD).
O local dispõe ainda de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para viabilizar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva, com possibilidade de solicitação de tradução para acompanhamento em serviços públicos e privados. Cadastramento para emissão de cadeiras de rodas, atendimento psicossocial e orientação jurídica também fazem parte do quadro de serviços.