Pela primeira vez na história, TRE-AM será comandado por duas mulheres

Desembargadoras Carla Maria Reis e Nélia Caminha Jorge foram empossadas na noite de sexta-feira (10/1)

Manaus (AM) – Pela primeira vez na história, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) será liderado por duas mulheres, tornando-se também majoritariamente feminina. As desembargadoras Carla Maria Reis e Nélia Caminha Jorge foram empossadas, na noite de sexta-feira (10/1), nos cargos de presidente e vice-presidente da Corte para o biênio 2025-2026. 

Durante a cerimônia de posse, Nélia Caminha Jorge expressou entusiasmo com a parceria e a sintonia entre as duas magistradas. “É uma honra compartilhar esse desafio com a desembargadora Carla Reis. Trabalhamos muito bem juntas, pois temos uma forma de pensar idêntica”, afirmou.

Carla Reis assumiu o comando no lugar de João Simões, liderará o TRE-AM até 2027. Entre suas responsabilidades, estará a organização e supervisão do processo eleitoral de outubro de 2026, quando serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, além de deputados federais e estaduais.

“As eleições são, sem dúvida, o maior evento da Justiça Eleitoral. É a festa da democracia. E aí precisamos que todos os esforços sejam voltados para a segurança e eficiência das nossas atividades. O cenário que se desenha é desafiador, pois seremos responsáveis por organizar e preparar as eleições vindouras do ano de 2026”, declarou a nova presidente do TRE-AM.

A posse das desembargadoras marca um momento histórico para o tribunal, evidenciando o avanço da representatividade feminina no comando de instituições judiciais no estado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *