Chiapas (MX) – Quase 20 corpos foram descobertos na segunda-feira (1) num caminhão abandonado no estado de Chiapas, no sul do México, perto da fronteira com a Guatemala, segundo o procurador-geral do estado. Cinco dos corpos tinham ferimentos de bala e todos usavam roupas escuras e coletes táticos contendo munição, disseram as autoridades.
O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, atribuiu as mortes à violência do cartel e disse que algumas das vítimas eram migrantes da Guatemala.
“O que causa isso? Bem, o tráfico de drogas e o tráfico de migrantes, ou seja, o tráfico de pessoas, é uma rota”, disse López Obrador na terça-feira (2) durante sua coletiva de imprensa diária. “Há dois grupos (cartéis) lutando… as pessoas da região estão sendo protegidas”, acrescentou.
Alguns nativos de Chiapas discordam. “É triste e não posso dizer o contrário, é triste que a violência tenha chegado até aqui”, disse um morador.
“Muito medo, nasci e cresci em Chiapas, mas dada a violência do estado tive que migrar, moro em outro lugar agora, fora do estado, e só venho visitar minha família”, disse outro.
O presidente prometeu uma investigação completa sobre as mortes e disse que a segurança em Chiapas será reforçada.
A violência tem aumentado em Chiapas à medida que os cartéis lutam pelo controle de rotas lucrativas para o contrabando de migrantes e drogas.
O Cartel de Sinaloa e o Cartel da Nova Geração de Jalisco estão envolvidos numa guerra territorial na área, com centenas de pessoas forçadas a fugir das suas casas em janeiro passado.
Fonte: CNN