Barcelos (AM) – Os corpos das 14 vítimas do acidente aéreo ocorrido na tarde de ontem sábado (16), no aeroporto de Barcelos já estão prontos para virem para Manaus. As equipes do governo, composta de 10 pessoas do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Polícia Civil do Amazonas (PCAM), que embarcaram hoje pela manhã, já concluíram os trabalhos iniciais em Barcelos.
Os corpos estão armazenados em Urnas funerárias, levadas pela equipe hoje pela manhã, e já saíram da escola quadra da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, localizada na Estrada do Pensador, bairro São Francisco, onde passaram a noite. Eles estão sendo embarcados, nesse momento no avião C105 Amazonas da FAB devem chegar a Manaus por volta de 16:00 desse domingo e seguem para serem liberados pelos familiares, que já estão em Manaus.
Um vídeo feito por uma moradora de Barcelos mostra o momento que o comboio das equipes do governo e aeronáutica saia da escola com destino ao aeroporto de Barcelos, levando as vítimas em dois caminhões do Exército Brasileiro.
Um outro vídeo, feito no aeroporto mostra as equipes embarcando as urnas funerárias no avião da FAB. As malas, e os pertences das vítimas, também estão sendo embarcados no avião para serem entregues para as famílias.
Um segundo voo que partiu, pela manhã, levou cinco investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) que estão fazendo o trabalho de perícia na aeronave para tentar descobrir o que aconteceu durante o pouso e revelar o motivo do acidente.
A aeronave, envolvida no acidente, pertence a Empresa Manaus Táxi Aéreo, e foi fretada por uma empresa operadora de turismo, ela bateu em um muro na cabeça da pista do aeroporto de Barcelos após tentar um pouso forçado em meio a um temporal que caia na cidade. O avião decolou de Manaus por volta de 13:00h e o voo teria uma duração média de 1:30h e por volta de 15:00 acabou se chocando com o muro matando todos os ocupantes. Os Tripulantes do voo eram Leandro Souza e Fernando Galvão e ainda os 12 passageiros que eram turistas que iam para o Município para praticar pesca esportiva.