Pauini (AM) – A Polícia Federal deflagrou a Operação Tabellarius, nesta terça-feira (16/7), em combate e repressão à grilagem de terras na região sul do Amazonas. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no cartório do município amazonense de Pauini.
A investigação é um desdobramento da Operação Brazilian Cricket, deflagrada em junho deste ano, que teve como objetivo desarticular organização criminosa formada por empresários, servidores do Incra e outros operadores responsáveis por fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.
Os elementos colhidos na referida operação apontaram para a existência de matrículas possivelmente fraudulentas, registradas no cartório de Pauini, no Sul do Amazonas, utilizadas por grileiros na região. Um mandado, expedido pela 7ª Vara Federal do Amazonas, foi cumprido na referida cidade.
O material apreendido na diligência será submetido a análise pela equipe de investigação e a perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.
