Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (30), a ‘Operação Tráfico de Drogas’, com o objetivo de combater uma facção criminosa envolvida nas rotas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus), além de ações em São Paulo, Pará e Roraima.
Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão e mais de 40 mandados de busca e apreensão, além da apreensão de 51 veículos no Amazonas. Até o momento, 9 pessoas foram presas pela PF. A operação também incluiu a destruição de uma pista de pouso clandestina no Pará. Em dois anos, a facção movimentou aproximadamente 30 milhões de reais, conforme informações da PF.
Em São Paulo, uma mulher, suspeita de ser a chefe de uma organização criminosa e conhecida como ‘Mãe das Mulas’, é apontada como responsável pelo envio de várias mulas do tráfico ao exterior. Algumas delas foram presas no Aeroporto Internacional de São Paulo e encaminhadas a um hospital público para expelir a droga ingerida.