Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Terabyte, uma ação nacional que visa identificar e prender criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente na internet. A operação, que também conta com o apoio das Polícias Civis de todos os estados, cumpre 141 mandados de busca e apreensão em todo o Brasil, incluindo o Amazonas.
Coordenada pela divisão de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF, a ação envolve mais de 750 policiais. Ela se concentra na identificação de abusadores sexuais que agem online, reforçando a integração entre as forças policiais federais e estaduais. A operação também conta com o suporte da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), ligada à Embaixada dos Estados Unidos.
O nome “Terabyte” refere-se à grande capacidade de armazenamento de dados, simbolizando a magnitude das investigações, que focam em criminosos que possuem ou compartilham grandes quantidades de material ilícito.
Desde dezembro de 2023, o Setor de Capturas da PF já cumpriu mais de 1.200 mandados de prisão de abusadores, reforçando o compromisso das autoridades em proteger crianças e adolescentes desses crimes.
A PF também faz um alerta aos pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar o comportamento de seus filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para prevenir casos de abuso. A prevenção é vista como a principal arma contra esses crimes.