PF desmantela garimpo ilegal que ameaça indígenas isolados no Amazonas

(Foto: Divulgação/PF)

Manaus (AM) – Uma operação de combate ao garimpo ilegal foi iniciada no extremo oeste do Amazonas, na região do Vale do Javari, entre os dias 24 de abril e 1º de maio. A ação, realizada no Rio Jandiatuba e áreas próximas no município de São Paulo de Olivença (a 985 km de Manaus), tem como objetivo proteger comunidades indígenas isoladas, populações ribeirinhas e os frágeis ecossistemas amazônicos ameaçados pela atividade ilegal.

Nos primeiros dias da operação, os agentes federais já conseguiram destruir 16 equipamentos de garimpo e quatro rebocadores usados no suporte logístico das atividades ilegais. Além disso, foi apreendida uma embarcação de recreio que servia para abastecer os garimpeiros, a qual agora passará a integrar a frota de fiscalização ambiental na região.

A Polícia Federal está coletando informações e evidências durante as operações para identificar os responsáveis pela organização e financiamento do garimpo ilegal, incluindo suas possíveis ligações com o crime organizado. Esses dados servirão de base para novas ações repressivas no futuro.

A região do Vale do Javari, onde a operação está sendo realizada, abriga a segunda maior terra indígena do país, com aproximadamente 8,5 milhões de hectares. A área é considerada de extrema importância por concentrar a maior população conhecida de povos indígenas isolados no mundo, incluindo nove grupos confirmados e outros cinco em estudo, além de cerca de 7 mil indígenas de diversas etnias estabelecidas. O avanço do garimpo ilegal na região representa uma grave ameaça a essas populações, tanto pelo risco de contaminação por mercúrio quanto pelos impactos culturais que pode causar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *