PF, Ibama e Funai combatem garimpo ilegal no Vale do Javari, no Amazonas

Operação Nindaid Isquim foi deflagrada na segunda maior terra indígena do Brasil, maior concentração de indígenas isolados do mundo

Tabatinga (AM) – A Polícia Federal, o Ibama e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da Funai realizam entre os dias 24 de abril e 1° de maio, a operação Nidaid Isquim, no rio Jandiatuba e adjacentes, dentro do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, com foco no combate ao garimpo ilegal, que ameaça comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e ecossistemas únicos da Amazônia.

Durante os primeiros dias de ação, já foram inutilizadas 16 dragas e maquinários de garimpo. A Polícia Federal também promoveu diligências para colheita de elementos de inteligência, que subsidiarão futuras ações visando identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. Atualmente, há 9 referências confirmadas de grupos isolados e outras 5 em estudo, além de aproximadamente 7 mil indígenas de etnias como os Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa. O garimpo ilegal, ao avançar sobre esse território, coloca essas populações em risco de contaminação por mercúrio e enseja prejuízos culturais.

O local da deflagração da Operação Nindaid Isquim é a segunda maior terra indígena do Brasil, e concentra a maior população de indígenas isolados do mundo. 

Fonte: AgBr

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *