Tabatinga (AM) – Nessa quinta-feira, 18/1, um homem foi preso, em Tabatinga, por envolvimento na morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. De acordo com a Polícia Federal, o suspeito é apontado como principal comparsa do mandante dos assassinatos, Rubens Villar Coelho, conhecido como “Colômbia”.
O fato ocorreu depois de um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal do município. Há um mês, a PF tinha prendido um homem que trabalhava como segurança de “Colômbia”. Ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo quando os agentes cumpriam mandado de busca e apreensão na casa dele.
Já “Colômbia” está preso em Manaus desde dezembro de 2022. Ele chegou a ficar fora da cadeia por dois meses, mas voltou à prisão por descumprir os termos da liberdade provisória.
“Colômbia” responde por acusações de falsificar documentos de identidade e de liderar uma organização criminosa transnacional armada, investigada por outro inquérito , que apura um esquema de pesca ilegal e contrabando no Oeste do Amazonas.
Vale reforçar que, em junho de 2022, Bruno e Dom foram mortos em Atalaia do Norte (AM), próximo à Terra Indígena do Vale do Javari. Eles investigavam um esquema de pesca ilegal na região.
Fonte: Agência Brasil