Search
Close this search box.

PF sequestra mais de R$ 5bi na ‘Operação emboaba”, de combate ao tráfico de ouro; veja vídeo

Em Manaus foram apreendidos carros de luxo, barras de ouro e documentos de uma rede de supermercados na Torquato Tapajós
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – A Polícia Federal esteve nas ruas, nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (20), para cumprir mandados de busca e apreensão dentro de uma unidade do Supermercado Nova Era, na Av. Torquato Tapajós, a operação acontece após uma investigação para descobrir, e desarticular, um esquema de comercialização de ouro ilegal.

Vídeo: Reprodução

Os agentes da PF passaram pouco mais de duas horas no local, cumprindo mandado de busca e apreensão, e saíram com malotes de documentos e aparelhos eletrônicos que estão sendo levados para a sede da Polícia Federal.

A “Operação Emboaba”, realizada no Amazonas, identificou indícios de contrabando de ouro para Europa após a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava 35 kg de ouro, que seriam entregues a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque. Durante as investigações foram identificados envolvidos, também, em outros estados como Roraima, Goiás, Pará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. No início da manhã a operação mandados de busca e apreensão, de prisão preventiva e sequestro de bens dos investigados.

De acordo com informações da PF no saldo da operação foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e Apreensão nas cidades de Boa Vista/RR, Pacaraima/RR, Normandia/RR, Manaus/AM, Adrianópolis/AM, Anápolis/GO, Campo Lindo de Goiás/GO, Tucumã/PA, Santa Maria das Barreiras/PA, Ourilândia do Norte/PA, Ilha Solteira/SP, Uberlândia/MG e Areia Branca/RN, além de outras medidas cautelares.

Depois da ação da PF os representantes do Nova Era se manifestaram por meio de nota onde afirmam que estão colaborando com as investigações e dando informações sobre o processo de exportação da mesma e negou qualquer tipo de irregularidade.

Nova Era emite nota oficial

“O Mercantil Nova Era informa que a ação realizada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (20), na dependência administrativa da empresa, teve a finalidade de coletar informações relacionadas a exportações. A empresa garantiu todo acesso às documentações e está colaborando com a investigação.
Com 42 anos de mercado, operando dentro da legislação vigente, prezando sempre pela transparência e honestidade, o mercantil possui total interesse em esclarecer o assunto e mostrar, dessa forma, que atua dentro da legalidade”, diz o documento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *