Search
Close this search box.

PF vai investigar incêndio criminoso em área do INPA, em Manaus

(Foto:Reprodução)

Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação sobre o incêndio ocorrido no último sábado (14), em uma Área de Proteção Ambiental Manaós (APA Manaós), que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Uma câmera de vigilância registrou o momento em que um homem, ainda não identificado, iniciou o fogo, que rapidamente se espalhou pela vegetação.

As imagens mostram o indivíduo ateando fogo em meio à folhagem seca, provocando a propagação imediata das chamas. Incidentes semelhantes já haviam sido registrados em 4 de setembro, quando um incêndio começou do lado externo das instalações do Inpa e se alastrou para dentro do instituto.

A direção do Inpa, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), solicitou o apoio da Polícia Militar para reforçar as rondas ostensivas na região, buscando evitar novas ações criminosas.

O Inpa acionou a Polícia Federal para investigar os incêndios ocorridos tanto dentro de suas áreas de vegetação quanto no entorno da APA Manaós. Além disso, solicitou à Polícia Militar o reforço nas rondas ostensivas com o intuito de coibir ações criminosas.

O primeiro incêndio, ocorrido no dia 4 de setembro, teve início fora das dependências do Inpa e se espalhou para dentro da instituição. Nos dois episódios, os focos de incêndio foram controlados com a ajuda de funcionários do Inpa e do Corpo de Bombeiros.

Em nota, a direção do Inpa afirma que reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio natural e está empenhada na responsabilização dos envolvidos nos incidentes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *