Manaus (AM) – Desde 2018, Manaus recebe o Pint of Science Brasil e, neste ano, é uma das 169 cidades do Brasil onde o festival acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio, respectivamente, na Casa do Pensador, African House e Frankfurt Choperia.
O festival Pint of Science foi criado em 2012, na Inglaterra, como uma iniciativa de aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível. No Brasil, chegou em 2015 e desde então, vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.
Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o evento é anual e ocorre simultaneamente em mais de 25 países, reunindo pesquisadores e especialistas em bares e restaurantes para discutir temas relevantes em diversas áreas do conhecimento.
É uma oportunidade única para o público interagir com a ciência de forma desopilada, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social. Além de inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
Programação
No dia 19 de maio, a abertura do Pint of Science Manaus acontece no Largo de São Sebastião no Restaurante Casa do Pensador:
Às 19h com a presença da Dra. Izabella Safe, da Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) falando sobre como se prevenir contra o HIV, com a palestra “Dra, pode beber usando esse remédio?”.
Às 20h, a programação continua com a pesquisadora Dra. Adele Schwartz Benzaken, da Aids Healthcare Foundation (AHF), falando sobre a “Epidemia de sífilis: desafios no controle”.
No dia 20, o African House recebe o Festival e alguns membros do colegiado indígena (COLIND) da Universidade Federal do Amazonas para uma noite com temas incríveis!
Das 19h às 20h, teremos Sileusa Natalina Menezes Monteiro versando sobre o colegiado e sua importância social, educativa e cultural, seguida por Ronaldo Adzaneeni que trará algumas tecnologias Medzeniako e fechando o bloco com Geovane Medzeniako falando sobre formas de saber Baniwa.
Das 20h às 21h, o segundo bloco será com Viviane Cajusuanaima falando sobre práticas alimentares do povo Ye’kwana, Jaime Diakara abordando Pamüse – Fermentação e Martinho da Silva Teixeira encerrando a noite abordando cânticos nos rituais de pajelança dos Yanomami da região de Maturacá.
No dia 21, fechando a programação, o Festival acontece no Frankfurt choperia, no bairro Parque 10 de Novembro.
Às 19h, o Dr. Enio de Souza Tavares, Universidade Federal do Amazonas (Ufa ), abordará o tema de vício em jogos: “Ganhar, perder, apostar: a psicopatologia do jogo na cultura”.
Às 20h, Dr. Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), falará sobre queimadas e qualidade do ar – “Queimadas, poluição do ar e regulação no Brasil: estamos avançando?”.