Manaus (AM) – Na próxima quinta-feira, 29 de agosto, às 18h, a Faculdade Martha Falcão Wyden sediará a 6ª edição do Pirarucurta – Festival de Audiovisual Universitário. O evento, organizado por alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda, acontecerá na sede da faculdade, localizada na rua Natal, nº 300, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.
Com o tema deste ano inspirado nos Mitos da Amazônia, o festival tem como objetivo promover a democratização e visibilidade da produção audiovisual universitária, além de estimular o reconhecimento de futuros profissionais da área. O evento busca dar espaço a vídeos e curtas-metragens produzidos por estudantes da região Norte.
De acordo com Cláudia Lopes, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, o festival é uma celebração importante para o audiovisual universitário.
“É a oportunidade de pequenas e médias produções serem apreciadas. Quem um dia escreveu um roteiro, reuniu um elenco e uma equipe de produção para, com garra, tirar suas ideias do papel, sabe a alegria de ver seu vídeo, que é um pouco da essência do autor, sendo visto por tantas pessoas. Às vezes o vídeo nem é melhor que os demais inscritos em determinada categoria, mas se ele vai para a final, já é um grande incentivo para a sofisticação de todo processo de produção, haja vista o ganho de experiência, e submissão na próxima edição do evento”, destaca Cláudia.
O festival irá premiar as melhores produções em seis categorias: Curta-metragem, Minidocumentário, Trailer, Reportagem, Filme Publicitário e Novos Talentos. Além disso, o troféu Voto Popular será entregue ao vídeo que receber mais likes no canal do Pirarucurta no YouTube (pirarucurtafestivalaudiovisual).
Cláudia Lopes também ressaltou a curadoria criteriosa do júri, que selecionou 20 finalistas entre os muitos vídeos submetidos.
“O júri deste ano valorizou muito o roteiro criado, um pouco a atuação dos atores, considerou o trabalho da direção, fotografia e finalização dos vídeos. Os critérios foram os mesmos até para a escolha do melhor na categoria Novos Talentos, que recebeu, pela primeira vez, exclusivamente trabalhos realizados por alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas, sob orientação de alunos do curso de comunicação”.
Além da exibição dos trabalhos finalistas, o evento contou com espaços interativos, praça de alimentação e atividades imersivas relacionadas à temática do festival, proporcionando uma experiência completa ao público presente.