Barcelos – Em Barcelos, município 399 quilômetros de Manaus, foram apreendidos, na última terça-feira (29/9), seis armas de grosso calibre, munições, uma lancha e quatro aparelhos celulares, avaliados em R$ 450 mil. A apreensão ocorreu após confronto com “piratas”, na região do médio Rio Negro.
A operação foi liderada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), em ação conjunta com a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE-AM) da Polícia Federal (PF), com o apoio do 6º Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Novo Airão e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O balanço da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa, no Comando de Policiamento Especializado (CPE).
“Essa operação é uma resposta do Estado à população que estava sendo ameaçada por “piratas” naquela região de Barcelos. Após recebermos várias denúncias de que eles estavam cometendo assaltos, nós determinamos que nossa equipe de inteligência, juntamente com a COE, deslocasse para o local, onde permaneceram por duas semanas e conseguiram fazer a abordagem”, disse o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.
Ainda conforme informações da PM, ao tentar realizar a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros, revidaram a agressão e os suspeitos desapareceram.
Material apreendido
Durante a ação, foram encontradas seis armas da marca Taurus, sendo dois fuzis de calibre 5.56; duas sub metralhadoras de calibre 40, sendo uma Famae e outra G2; uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38; além de 218 munições de diferentes calibres; uma lancha e quatro aparelhos celulares.O material apreendido está estimado em R$ 450 mil e será conduzido para a sede da DRE/PF.
O comandante do CPE, tenente-coronel Alysson Lima, destacou que equipes ainda estão em diligências no local. “Eles ainda estão no terreno, em Barcelos, continuando as operações para levar segurança para nossos ribeirinhos e turistas. Participaram da ação três equipes de Operações Especiais, duas regressaram, uma contínua, juntamente com o policiamento da área de Barcelos”, pontuou.