Coari (AM) — Quase 20 quilos de entorpecentes (17,5 quilos de cloridrato de cocaína e 2,2 quilos de pasta base de cocaína), avaliados em R$ 1,5 milhão, foram apreendidos, em um barco, na manhã desta segunda-feira, em Coari, distante 363 quilômetros da capital. A droga foi apreendida em operação na Base Fluvial Arpão pela Polícia Militar do Amazonas, com o auxílio da cadela Havana.
Parte da droga foi encontrada escondida em uma esteira ergométrica, despachada como encomenda na embarcação Maria Monteiro com destino a Manaus, abordada em Coari. Durante a fiscalização, a cadela Havana, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), sinalizou que havia entorpecentes dentro do equipamento de ginástica.
Na inspeção, policiais encontraram, dentro do equipamento, 17,5 quilos de cloridrato de cocaína. A polícia identificou que a esteira iria ser enviada a Manaus para um homem que não teve a identidade divulgada.
Na mesma fiscalização, a cadela policial sinalizou que, dentro de uma lixeira, também havia entorpecentes. Os policiais fizeram checagem no recipiente, onde encontraram dentro de sacos de lixo outros 2,2 quilos de pasta-base de cocaína.
Com a apreensão, a polícia estima ter causado dano de mais de R$1,5 milhão ao crime. A droga e a esteira foram apreendidas e encaminhadas para a polícia judiciária, que seguirá com as investigações.