Manaus (AM) – Sufocada com comida, uma criança de dez anos foi socorrida e teve a vida salva por policiais militares do Batalhão Centro-Sul e Centro-Oeste, na tarde de terça-feira (10/9). O socorro aconteceu na base do Batalhão, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Por volta das 12h30, o sargento PM Anderson Pereira, responsável pela permanência da Guarda do Batalhão, solicitou o auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), após a mãe de uma criança engasgada procurar ajuda no posto de serviço da PMAM.
No local, três policiais militares da unidade policial iniciaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada para desobstruir vias aéreas, na tentativa de fazer a criança expelir o alimento preso em sua garganta. Graças à rápida intervenção dos policiais, a situação foi controlada antes da chegada do Samu.
Após o êxito no procedimento, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) chegou ao local e levou a criança para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Alvorada para os procedimentos médicos.