Search
Close this search box.

Polícia apreende duas toneladas de drogas e sete fuzis no Rio Solimões; veja vídeo

Foto: Reprodução

Manaus (AM) – A operação, que terminou com a apreensão, contou com a participação de várias forças da Polícia Civil do Amazonas, atuaram juntos o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e Delegacia Fluvial (Deflu). De acordo com o coordenador do CORE, Delegado Juan Valério, os policias estavam de campana durante toda a noite da ultima sexta-feira (25), aguardando a passagem dos traficantes.

Ao todo cerca de duas toneladas de drogas, entre cocaína pura e maconha, sete fuzis de grosso calibre, munições, coletes balísticos e uma lancha, foram apreendidos, no Rio Solimões, nas proximidades da comunidade do Pupunha, região do município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus).

Vídeo: Reprodução

A droga, que estava avaliada em 100 milhões de reais, estava em embalagens separadas por cores, o que pode significar que era um carregamento de vários cartéis diferentes em uma mesma embarcação, uma espécie de “consórcio” para carregar a droga em uma mesma viagem.

A apreensão é resultado de um ano de investigações do DRCO, que estava monitorando os traficantes e seus movimentos. Na última semana chegou a informação do carregamento e os policiais ficaram de prontidão. Os 6 elementos que estavam na embarcação não foram presos mas entraram em confronto com os policiais quando perceberam a chegada das lanchas blindadas da Polícia Fluvial. De acordo com o Delegado Juan Valério eles estavam fortemente armados e preparados para o confronto, inclusive usando um escudo de aço para se proteger dos tiros, ou seja, estavam preparados, e dispostos, a confronto com a polícia, o que tornou a operação mais perigosa.

A região é muito escura e após a troca de tiros, que durou cerca de cinco minutos de acordo com os policiais, os bandidos se jogaram na água mas não foram localizados pela polícia, que fez uma varredura na área mas não conseguiram localizá-los pela falta de visibilidade noturna e por conta do Rio Solimões que tem uma correnteza muito forte.

Além das duas toneladas de drogas, coletes e armas a polícia encontrou vários tonéis de diesel porque nesse tipo de transporte de carga valiosa eles não param para abastecer, segundo o Delegado. Todo o material apreendido tem características de ser oriundo do tráfico internacional, da região da tríplice fronteira, porque as armas apreendidas não são produzidas e nem utilizadas no Brasil.

Essa foi a maior apreensão de drogas já registrada no Amazonas e a ação foi desencadeada após a equipe do DRCO iniciar uma investigação em torno de uma organização criminosa especializada em transportar drogas da fronteira para os demais estados do Brasil, agora a polícia continua as investigações para identificar quem estava transportando a droga e a quais cartéis ela pertencia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *