Novo Aripuanã (AM) – A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (12), a prisão de um homem apontado como responsável por uma extensa área de queimadas ilegais, que devastaram aproximadamente 326 hectares — o equivalente a 450 campos de futebol — em terras públicas pertencentes à União. A ação faz parte da operação “Incendiário,” que foi lançada para combater o avanço do desmatamento ilegal no município de Novo Aripuanã, Amazonas.
Durante a operação, agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, situada na área onde ocorreram as queimadas e o desmatamento. Foram apreendidos cinco celulares, uma arma de fogo e um notebook. Três motosserras, também encontradas no local, foram inutilizadas conforme ordem judicial.
O suspeito foi localizado enquanto dirigia na BR-230, entre os municípios de Apuí e Humaitá, onde foi detido preventivamente. A investigação começou com monitoramentos da PF sobre alertas de desmatamento e queimadas. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, foram mapeadas seis áreas de alto índice de desmatamento no sul do estado, especificamente nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã.