Manaus (AM) — Mesmo diante da apreensão causada pela estiagem que afeta o Amazonas, o Polo Industrial de Manaus (PIM) não deve “frear” as contratações, neste mês. Outubro deve encerrar com, pelo menos, 2,5 mil postos de trabalhos temporários preenchidos, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas.
De acordo com o presidente da entidade, Valdemir Santana, as contratações seguem aquecidas. “Estamos chegando na metade de outubro e muitas empresas, de vários segmentos do PIM, estão contratando, pois precisam atender as demandas do fim de ano. Com isso, acreditamos que 2,5 postos de trabalho devem ser ocupados, até 31 de outubro”, disse o presidente.
Questionado se a estiagem tem afetado a produção do polo, o presidente afirmou que as indústrias tem atuado como podem, principalmente as dos segmentos de duas rodas e eletroeletrônicos. “Esses setores tem adotado a modalidade de “troca de dias”, onde os trabalhadores trocam os dias de folga por dias trabalhados e optam por folgar futuramente”, pontuou.
Contratação em alta
A prova de que a procura por mão de obra pelas empresas do PIM está em alta são as vagas anunciadas pelo Sine Manaus. Somente na última quarta-feira (11/10), das 483 oportunidades de trabalhos disponíveis no órgão, 203 eram para a indústria, das quais 200 eram para a função de auxiliar operacional.
“Essa procura deve continuar e estamos otimistas, mesmo diante da seca, pois algumas empresas dependem de mercadorias que chegam a Manaus pelo modal hidroviário. Porém, muitas continuam recebendo as mercadorias via aérea e estão com a produção a todo vapor”, sinalizou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.