Manaus (AM) — Nesta quarta-feira (18/8), os postos de combustíveis da capital amazonense estiveram na mira do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM). O órgão deu início a uma série de fiscalizações nos estabelecimentos, com o objetivo de coibir aumentos abusivos nos preços de combustíveis da cidade.
A iniciativa do Procon-AM ocorre após anúncio da Petrobras sobre o aumento nas distribuidoras de R$ 0,41 no preço da gasolina e de R$ 0,78 no óleo diesel. De acordo com a companhia, os aumentos aconteceram devido à implantação da nova política comercial da empresa, que abandonou o conceito de paridade de importação em maio, por decisão do Governo Federal.
De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o órgão está realizando essas fiscalizações para verificar eventuais aumentos injustificados nos preços da gasolina comum e aditivada, bem como do diesel. “Estamos conduzindo as ações de fiscalização e solicitando as notas de compras para avaliar se há abuso nas margens de preço”, afirmou.
A ação, que ocorre até a próxima sexta-feira, é realizada pelo Procon-AM em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Polícia Federal.
Atenção
Os consumidores que constatarem aumentos abusivos nos valores dos combustíveis podem entrar em contato com o Procon pelo telefone 0800 092 1512 / 3215 4009, ou por meio de nosso site: www.procon.am.gov.br, e pelo e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Também é possível comparecer pessoalmente na sede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Av. André Araújo, 1500 – Aleixo.