Manaus (AM) – Nesta terça-feira (20/5), o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, localizada na avenida Brasil, no bairro Compensa 2, zona Oeste da capital. A reinauguração marca um novo momento para a atenção primária na região, com estrutura ampliada, serviços fortalecidos e atendimento todos os dias da semana, inclusive aos domingos, uma inovação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A nova UBS, agora classificada como unidade de porte 4, passou de 513 metros quadrados para 783 metros quadrados, com 37 ambientes, incluindo nove consultórios médicos (antes eram cinco), sala de procedimentos, consultório farmacêutico, odontológico e todos os serviços da carteira da atenção básica.
A unidade também passa a funcionar em horário estendido, das 7h às 19h, durante a semana, e das 8h às 18h, nos fins de semana e feriados, beneficiando cerca de 120 mil usuários da zona Oeste, incluindo os bairros Compensa, Santo Agostinho, Ponta Negra, Lírio do Vale, Dom Pedro, Alvorada, Nova Esperança, Santo Antônio, Vila da Prata, São Jorge e Tarumã.
Durante a solenidade, o prefeito David Almeida destacou o compromisso da gestão em transformar a saúde pública de Manaus.
“Quando assumimos, a cidade tinha apenas 47% de cobertura em atenção primária. Hoje, Manaus alcança 92,66%. Isso é resultado de muito trabalho. Entregamos a unidade de número 102, reformada, ampliada ou construída em nossa gestão”, afirmou o prefeito, lembrando que acompanhou pessoalmente as obras da unidade ao longo do último ano. “Visitei essa UBS pelo menos 15 vezes. Fizemos aqui um trabalho sério. Agora, são 95 servidores atuando diariamente e mais de 1.200 atendimentos por dia”, garantiu.
David também anunciou que a avenida Brasil será totalmente recapeada e relembrou investimentos estruturais importantes em andamento na região, como a feira da Compensa e a revitalização da Lagoa, que ganhará anfiteatro, academia ao ar livre, praça molhada e até uma fazendinha urbana. “Estamos levando dignidade e urbanização para onde antes só havia abandono”, reforçou.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, também enfatizou o diferencial da nova unidade. “Aqui na Leonor de Freitas temos todos os serviços da atenção básica e o principal, atendimento diário. Essa é uma orientação direta do prefeito. Já implantamos esse modelo na zona Norte e agora trazemos esse benefício para a zona Oeste. Isso significa mais acesso à saúde e respeito com a população”, declarou.
A diretora da unidade, Fabiana Encarnação, ressaltou o simbolismo da entrega. “Essa UBS é o coração do bairro Compensa. A nova estrutura é mais moderna, acessível e digna. Não se trata apenas de uma reforma, mas de um compromisso com a saúde pública de verdade”, pontuou, agradecendo ainda aos profissionais da unidade pelo empenho e parabenizando os técnicos de enfermagem pelo seu dia.
A solenidade também contou com a presença de vereadores da capital, lideranças comunitárias e familiares da homenageada que dá nome à unidade. Emocionado, o neto da dona Leonor, Carlos Leomar, agradeceu pela preservação da memória da avó. “Essa unidade nasceu de um gesto de doação da nossa família, e ver esse espaço tão bonito, tão bem equipado, é motivo de muito orgulho. Obrigado, prefeito”, disse.
Com a entrega da USF Leonor de Freitas, a gestão David Almeida reforça o compromisso com a atenção primária à saúde, ampliando o acesso da população a serviços essenciais, com qualidade, dignidade e eficiência.