Manaus (AM) – A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), apresentou nessa quarta-feira, 17/1, a programação de eventos e qualificação profissional para os empreendedores cadastrados no Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc). O encontro reuniu mais de 380 artesãos na sede da prefeitura, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital.
No total, são mais de 1.500 empreendedores cadastrados, que participam ativamente de feiras de artesanato em espaços públicos e empresas privadas. Para 2024, será mantida a Feira de Artesanato da Ponta Negra aos finais de semana, além das exposições em shopping; fábricas do Polo Industrial de Manaus; secretarias e praças municipais.
Conforme destacou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o cadastro para novos artesãos será aberto a partir de fevereiro deste ano.
“A gente tem um planejamento muito contundente para melhorar as vendas dessas pessoas e aquecer o ambiente de negócios, aproveitando toda a originalidade dos produtos que eles colocam na rua para vender. O trabalho realizado nessas feiras de artesanato faz a diferença na renda desses empreendedores. Por isso, ainda em fevereiro, vamos abrir o cadastro para novos artesãos. As qualificações também serão intensificadas e focadas no crescimento dos negócios”, afirmou o secretário.
O planejamento também inclui a criação da Carteira Municipal de Empreendedor da Economia Solidária e Criativa, utilizada para a identificação do público.
“Eu estou cadastrada na Semtepi há cinco anos e tenho a oportunidade de vender e divulgar os meus produtos, fazendo com que essa geração de renda ajude minha família. A gestão do prefeito David Almeida vem fazendo um grande trabalho, que está incentivando o nosso crescimento quanto empreendedor”, afirmou a artesã Edinelza Lobo.
Em 2023, foram geradas mais de 1.400 oportunidades de exposição, resultando em um faturamento de R$ 836.755,67, incluindo compras e encomendas.