Search
Close this search box.

Prefeitura de Presidente Figueiredo vai disponibilizar inserção de DIU gratuita para as mulheres

Enfermeiras de UBSs do município, participaram participaram de treinamento realizado pelo Cofen e Coren –AM
Foto: Reprodução

Presidente Figueiredo (AM) – A partir de outubro, a prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), passa a disponibilizar o serviço de atendimento, para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), às mulheres atendidas pela rede municipal de saúde. O acesso ao serviço será feito a partir da realização de consulta de enfermagem ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo. O procedimento será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aida Barroncas, no bairro Tancredo Neves; Francisco Xavier, no centro; Aida Mendonça.

O método contraceptivo, que passa a ser ofertado pela prefeitura, é considerado superior aos demais métodos, por ter duração de até 10 anos e não utilizar hormônios na prevenção à gravidez. Um grupo de quatro enfermeiras, da rede municipal de Saúde, participou de curso de qualificação ofertado pela Sems, em parceria com Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM) e o Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte (MG).

Durante o curso, 90 mulheres foram atendidas e receberam a inserção do DIU e já existem outras 124 cadastradas, que começarão a ser atendidas a partir de outubro.
A solenidade de formatura, foi realizada no auditório da Prefeitura e durante a entrega dos certificados a secretária Mariane Abreu falou do compromisso da prefeita Patrícia Lopes em promover a melhoria na prestação dos serviços de saúde à população figueiredense, e investir na valorização dos profissionais, faz parte desse processo.

De acordo com Rosinete Jeronimo, da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-AM, Presidente Figueiredo é o segundo município do Amazonas que tem seus profissionais qualificados para inserção do DIU e parabenizou a prefeitura pela sensibilidade de buscar a melhoria contínua dos serviços prestados à população. O presidente do Coren-AM, Sandro André, agradeceu à prefeita Patrícia Lopes pela confiança e reforçou a disponibilidade da entidade para novas parcerias com a prefeitura.

Marcela Almeida, uma das enfermeiras que concluiu o curso de capacitação e vai atuar nas consultas de enfermagem ginecológica disse que, a partir de agora a rede municipal inicia uma nova etapa, com acesso ampliado das famílias aos métodos contraceptivos e melhor planejamento reprodutivo.
“Iniciamos uma nova etapa na rede municipal de saúde. A partir de agora vamos poder dar uma assistência melhor e mais integral às nossas mulheres”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *