Primeira edição do projeto ‘Trilhas e Diálogos de Creches’ de 2025 é realizada em instituição na zona Leste de Manaus

Projeto tem como objetivo promover encontros entre pedagogas de diferentes unidades de ensino infantil para socializar metodologias aplicadas nas creches

Manaus (AM) – A primeira edição do projeto “Trilhas e Diálogos de Creches” de 2025 ocorreu, nesta quinta-feira (22/5), na Creche Municipal Neide Tomaz Avelino, localizada na rua Mutum-Ete, Jorge Teixeira, zona Leste. A ação reuniu pedagogos de 27 unidades de ensino em fase creche para compartilhar experiências e práticas pedagógicas inovadoras.

O projeto tem como objetivo promover encontros entre pedagogas de diferentes unidades de ensino infantil para socializar metodologias aplicadas nas creches, com foco no aprimoramento do processo educacional.

A gerente de creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wissilene Brandão, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das práticas pedagógicas.

“O ‘Trilhas e Diálogos’ são encontros de pedagogas que percorrem creches com práticas inovadoras. A creche anfitriã apresenta uma ação que é selecionada pela Gerência de Creches, e nosso papel é oferecer a fundamentação teórico-metodológica necessária. Mais do que aprender uma prática, o objetivo é sustentar um processo educativo com base na ciência”, afirmou.

A anfitriã desta vez era a pedagoga Cleudileia Lopes, que apresentou práticas de documentação pedagógica desenvolvidas na unidade.

“Mostrei como utilizamos instrumentos de acompanhamento do cotidiano das crianças, como o caderno de registro e o planejamento pedagógico. Essas ferramentas nos ajudam a observar o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças, entendendo quais habilidades precisam ser estimuladas para que avancem em seu processo de conhecimento”, explicou.

Para Silvia Regina, pedagoga da Creche Elias Lima de Souza há mais de 5 anos, o projeto representa um momento de troca enriquecedora.

“O ‘Trilhas e Diálogos’ é essencial para nós, educadoras. Ele nos permite refletir, rever e redimensionar nossas práticas. É uma oportunidade de aprender com a experiência do outro, enxergar nossa realidade sob novas perspectivas e transformar o cotidiano da creche onde atuamos”, avaliou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *