Manaus (AM) – Em um esforço para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou a ação de sinalização horizontal nos principais corredores viários dos bairros Dom Pedro, Campos Salles, Cidade de Deus e na avenida Rodrigo Otávio. A medida faz parte do cronograma de sinalização viária para ordenamento e aplicação de medidas de segurança para a capital.
“Essa é uma ação contínua da Prefeitura de Manaus. Nossa meta é manter as vias da cidade sempre bem sinalizadas e seguras para todos, e a chegada do verão é o momento ideal para intensificarmos as ações de melhorias no trânsito. A sinalização horizontal é uma ferramenta vital para a orientação no trânsito. Ela organiza o fluxo, indica direções, informa sobre restrições e prioridades e, sobretudo, garante segurança para todos os usuários da via”, enfatizou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
A ação nos bairros inclui a implantação de várias formas de sinalização, incluindo faixas de pedestres, linhas de retenção, amarela de divisão de fluxo, de bordo e brancas seccionadas. Cada uma delas tem um papel específico na promoção da segurança e fluidez do trânsito. Além disso, essas sinalizações são complementadas por ações educativas, visando conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as normas de trânsito para a segurança de todos.
No bairro Campos Sales, Zona Oeste, o IMMU realizou na avenida Dona Otília a implementação de diversas sinalizações, linhas de retenção, faixas de pedestres e linha amarela simples para organizar o fluxo em ambos os sentidos do trânsito. Esta avenida é um ponto de grande movimento, atuando como um elo entre diferentes bairros e comunidades. Além disso, ela abriga condomínios, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escolas e é um corredor importante para diversas linhas de ônibus.
“Por meio dessas intervenções, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a segurança e a qualidade da mobilidade urbana, visando sempre evitar acidentes e menos mortes no trânsito”, finalizou Uarodi.