Search
Close this search box.

Procissão fluvial e missa marcam homenagens a São Pedro em Manaus

O trajeto durou cerca de 2h, as embarcações seguiram pelo rio Negro passando pela Manaus Moderna até chegar a ponte Rio Negro

Manaus (AM) – Com o tema “Promover a vida é cuidar da água”, a 75° Procissão Fluvial reuniu centenas de devotos de São Pedro, padroeiro dos pescadores na tarde de sábado (29/6). A procissão saiu do Terminal Pesqueiro, na Feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul de Manaus. 

Com o apoio da Marinha do Brasil, o andor que leva o quadro de São Pedro embarcou no Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco, e os fiéis seguiram em dezenas de embarcações de apoio de pequeno e médio porte. Estiveram presente no navio principal: Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar de Manaus, padre Charles Cunha, padre Geraldo Bendahan, Frei Paulo Xavier (OFM Cap.) além religiosas e a coordenação pastoral da Arquidiocese de Manaus.

No trajeto hidroviário que durou cerca de 2h, as embarcações seguiram pelo rio Negro onde passaram pela Manaus Moderna, São Raimundo, Ponta do Ismael, bairro Compensa III, comunidade de São Pedro até chegar a ponte Jornalista Phelippe Daou (Rio Negro). Na volta, a procissão passou pelos portos Super Terminais e Chibatão e retornou para o Terminal Pesqueiro.

Padre Charles Cunha, no início do trajeto refletiu sobre o cuidado que cada habitante deve ter com os rios da região. “Precisamos cuidar melhor dos nossos rios. Chega de tanta poluição nos nossos rios. Nossos rios não são lixeiras, precisamos ter uma atitude mais carinhosa com nossa querida Amazônia. Amazônia do Papa Francisco e de todos nós. Precisamos dar exemplo de como cuidar da ‘Mãe Natureza’, de como cuidar da nossa água”, concluiu padre Charles Cunha.

Na volta, a ‘Saudação de Desembarque’, com breves toques de apito, marcaram a cumprimento de saída da principal autoridade a bordo, Dom Hudson Ribeiro, do navio da Marinha do Brasil. Em seguida, voluntários do Terço dos Homens desceram o andor de São Pedro para iniciar da procissão terrestre que caminhou em direção a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Educandos.

A missa campal celebrada na frente da igreja marcou o encerramento do festejo do santo padroeiro dos pescadores.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *