Procon Manaus divulga pesquisa de preços de materiais escolares para o início do ano letivo

A iniciativa tem como objetivo auxiliar os consumidores na escolha das melhores opções de compra neste início de ano letivo. 
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Nesta quinta-feira (9/1), a Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) divulgou a pesquisa de preços dos materiais escolares, realizada entre os dias 3 e 6 de janeiro na capital amazonense. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os consumidores na escolha das melhores opções de compra neste início de ano letivo. 

A iniciativa visa, ainda, segundo o Procon Manaus, a proteção dos interesses dos consumidores, conforme estabelecido pela Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC), especialmente nos artigos 4º e 6º, incisos 2 e 3. Além disso, a pesquisa promove a livre concorrência e contribui para a coibição de práticas prejudiciais à ordem econômica no mercado.

“A pesquisa comparativa de preço é uma excelente ferramenta para a economia familiar, já que as variações de preços de produtos semelhantes podem chegar até 900%. Realizamos a pesquisa em diversas papelarias e livrarias espalhadas pelas zonas da cidade com o intuito de acompanhar a diferença de preços e fornecer aos consumidores informações precisas para que possam optar pelas melhores ofertas”, afirma a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu. 

A pesquisa de preços foi realizada em 14 estabelecimentos comerciais e abrangeu 19 itens de material escolar, com base nas listas fornecidas por diversas instituições de ensino. Entre os produtos avaliados, estão itens como apontador de lápis, borracha branca, cola branca pequena, estojo, caneta azul, caderno de desenho 48/50 folhas, entre outros. 

A tabela apresentada compara o menor e o maior preço encontrado para cada um dos 19 itens pesquisados, destacando as maiores variações nos produtos, como borracha (900%), lápis nº 2 preto (852%), apontador (660%) e as menores variações, como papel A4 (500 folhas) (77%) e giz de cera grande (6 unidades) (100%). Os preços refletem a realidade no momento da coleta, podendo sofrer alterações posteriores.

Para conferir o resultado da pesquisa, clique aqui.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *