Search
Close this search box.

Produtores do Amazonas têm até 15 de junho para atualizar cadastro de animais

Cadastro do rebanho contempla os 13 municípios do Amazonas livres de febre aftosa sem vacinação

Manaus (AM) – Às vésperas do fim do prazo, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) convoca os produtores dos 13 municípios do estado livres de febre aftosa sem vacinação para atualizarem o cadastro dos animais existentes na propriedade. 

As informações devem ser repassadas à autarquia por meio da entrega da ficha de notificação devidamente preenchida, em um dos escritórios da Agência. 

O cadastro do rebanho é obrigatório, a ser feito até o dia 15 de junho, e compõe uma das estratégias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para viabilizar o rastreio dos animais. A ficha de inscrição está disponível no site da Adaf e também pode ser enviada para o atendimento remoto da autarquia, no número (92) 99238-5568 (WhatsApp).

Devem ter os dados atualizados todos os animais de produção das cidades de: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá. A febre aftosa é uma doença que prejudica produtores, empresários e famílias rurais, causando a perda da produção, o sacrifício compulsório de animais e a interdição de propriedades.

O descumprimento do procedimento pode acarretar o bloqueio da ficha de movimentação – documento que concentra os registros de todas as emissões de Guia de Trânsito Animal (GTA) e declarações da propriedade. Os produtores podem ser multados em R$ 20 por animal de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) não cadastrado, e em R$ 40 por animal de grande porte (bovídeos e equídeos).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *