Search
Close this search box.

Produtores rurais amazonenses destinam 2,3 toneladas de alimentos ao PAA

Com o apoio do Idam, trabalhadores de Amaturá, Codajás e Tonantins estão entre os beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos
Foto: Idam / Divulgação

Com a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem intensificado as ações, por meio de suas unidades locais, relacionadas à entrega dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares amazonenses para a comercialização por meio do programa. Mais de 4,3 toneladas de alimentos foram recebidas e distribuídas por técnicos do instituto a famílias em situação de insegurança alimentar, no final de outubro.

A ação beneficiou produtores dos municípios de Amaturá (distante 909 quilômetros da capital), Codajás (a 240 quilômetros de Manaus) e Tonantins (distante 865 quilômetros da capital), que puderam escoar e comercializar as produções de banana, manga, macaxeira, mel de cana, melancia, tambaqui e filé de pirarucu. Conforme estabelecido pelo programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, cada produtor pode vender até R$ 15 mil em alimentos. 

“O PAA é um programa de distribuição e compra simultânea de alimentos que, além do fomento à agricultura familiar, garante alimentação digna à população em situação de insegurança alimentar. No atual momento em que vivemos, por conta da estiagem, onde quase 600 mil famílias, neste momento, passam por dificuldades, a iniciativa tem sido fundamental para o agricultor familiar e a todos que recebem essa produção, cujo destino é a mesa do amazonense”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei alvino.

O diretor-presidente destacou que o Idam, por meio de todas as unidades locais (UnLoc’s), tem auxiliado os produtores rurais atendidos pelo PAA. “As atividades de recebimento e distribuição de alimentos estão a todo vapor em todos os municípios e o Idam tem auxiliado os produtores em relação ao programa, com orientações e assistência, seguindo uma determinação do governador Wilson Lima”, pontuou Alvino.

Produções

Em Codajás, dez produtores rurais tiveram a produção adquirida e comercializada por meio do PAA. Com as produções de filé de pirarucu, manga, macaxeira e mel de cana, os trabalhadores contribuíram para a alimentação de mais de 300 famílias em estado de vulnerabilidade, segundo a gerente da UnLoc do Idam no município, Valderline de Souza.

“A nossa unidade local está focada nessa situação e promovendo o PAA, que além de garantir renda aos produtores, garante alimentos aos nossos irmãos que precisam”, disse a gerente.

Já os produtores de Amaturá garantiram banana e melancia aos amazonenses em situação de insegurança alimentar.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *