Programa Balcão de Agronegócios impulsiona comercialização de produtos regionais no Amazonas

Iniciativa da ADS facilita a negociação entre produtores e consumidores
(Foto: Divulgação/ADS)

Manaus (AM) – Por meio do Programa Balcão de Agronegócios, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), produtores rurais têm conseguido escoar sua produção e comercializar seus produtos de maneira eficiente. A iniciativa do Governo do Amazonas visa facilitar a negociação entre produtores rurais ou extrativistas, incluindo produtores individuais, associações e cooperativas, e os consumidores, sejam eles do setor privado ou governamental.

De janeiro até a primeira semana de fevereiro, foram intermediados 39.650 quilos de produtos regionais provenientes de 10 municípios, beneficiando 16 produtores rurais. A ação movimentou mais de R$ 105 mil. Entre os produtos comercializados está macaxeira, banana pacovã, pitaya, pepino, jerimum, limão, pimenta-de-cheiro, entre outros alimentos, destinados ao Sítio Belo Horizonte e para a Feira da Manaus Moderna.

Segundo o coordenador do programa, Mário Moura, a ação é realizada ao longo do ano, com maior intensidade durante o inverno amazônico. A iniciativa fortalece a economia local e garante alimentos frescos e de qualidade para os consumidores.

 “O Balcão é executado continuamente, com atividades intensificadas neste período. Devido às chuvas, os moradores da região de várzea necessitam de apoio adicional, mas também assistimos os produtores das áreas de terra firme. Nosso objetivo é facilitar a intermediação entre produtores e compradores, garantindo renda aos produtores e qualidade dos produtos aos consumidores”, explicou.

Além da venda intermediada, neste mês de fevereiro, técnicos da ADS começaram a realizar visitas in loco para avaliar a capacidade produtiva dos interessados. A iniciativa tem como objetivo garantir que os produtores estejam aptos a atender a demanda do mercado, assegurando a qualidade e a quantidade dos produtos oferecidos.

O técnico da ADS, Manoel Contreira, deu início às atividades e avaliou a capacidade produtiva de dois produtores em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). “Visitamos as propriedades e constatamos que eles possuem a capacidade produtiva necessária. Trabalhamos de forma organizada para garantir que todos os interessados possam escoar sua produção”, salientou.

Os beneficiados foram o produtor Felipe Cruz, que vende ovos nas Feiras de Produtos Regionais e começará a fornecer ovos por meio do Balcão de Agronegócios a partir de março. A produtora Nadir Ferreira também será beneficiada pelo programa, comercializando mastruz orgânico a partir da segunda quinzena deste mês.

As visitas são realizadas conforme a demanda dos produtores. Para receber a visita e participar do programa, os interessados podem ir até a sede da ADS, localizada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 1.460, bloco “G”, 1º Andar, ULBRA Conj. Atílio Andreazza, Bairro Japiim. Também é possível entrar em contato pelo telefone (92) 9 9182-6732 para mais informações.

Balanço 2024

Por meio do Balcão de Agronegócios, a Agência intermediou, em 2024, a venda de R$ 2.216.986,50 em produtos regionais. Os produtos, oriundos de 12 municípios, foram destinados a supermercados e agroindústrias na capital.

Os principais fornecedores incluíram cinco associações e sete cooperativas. Os municípios participantes foram: Manaus, Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Borba, Anamã, Presidente Figueiredo, Manicoré, Nhamundá e Caapiranga.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *