Search
Close this search box.

Programa Cidade Empreendedora, de Presidente Figueiredo é destaque na Feira do Empreendedor 2024

Presidente Figueiredo (AM) – Para apresentar as melhorias alcançadas partir implantação do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa do Amazonas Sebrae-AM), a prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), está com um estande na Feira do Empreendedor 2024 (FE24), evento que acontece até este sábado (21/9), no Sesi Clube do Trabalhador, no horário das 13h às 21h.


No espaço, o município apresenta as melhorias voltadas para o setor turístico, como o Plano de Ordenamento Turístico, Estudo de Viabilidade Econômica da Festa do Cupuaçu, marketing turístico, implementação do selo de qualidade turística e consultoria para a adoção do voucher turístico.


“Aconteceu uma transformação econômica no nosso município, uma transformação na gestão de dos negócios e, consequentemente, uma evolução na qualificação daqueles que buscavam conhecimento, se aperfeiçoar, de fato. O Cidade Empreendedora, mudou, de fato, o nosso município”, afirma a titular da Semtec, Elianda Miranda.


Como parte das ações, o estande do município tem em exposição produtos artesanais, segmento que ganhou um novo impulso a partir da oferta gratuita de consultoria para desenvolver e aprimorar suas coleções, criando produtos com identidade local e utilizando novas técnicas de aproveitamento de matéria-prima sustentável. Esse apoio permitiu que o artesanato figueiredense ocupasse um novo espaço de reconhecimento e valorização nos setores socioeconômico e cultural. São puffs, ecobags, bijuterias, artigos de decoração, entre outros produtos.

A Associação de Guias de Selva (Aguias), também está presente no estante oferecendo roteiro turísticos para o município.

Para a agente de desenvolvimento, da Sala do Empreendedor de Presidente Figueiredo, Jakeline Bezerra, o espaço na FE24 é uma importante ação divulgar as melhorias que foram executadas no município, além de atrair mais turistas para a cidade.


De acordo com agente, nos últimos três anos, a Sala do Empreendedor foi revitalizada e se transformou em um verdadeiro referencial para pequenos negócios. Com um atendimento facilitado e humanizado, os empreendedores podem formalizar seus empreendimentos, acessar linhas de crédito e receber consultoria contábil, financeira e fiscal. Além disso, recebem gratuitamente capacitação e orientações sobre credenciamentos em editais, participação em processos licitatórios, e regularização junto a instituições municipais, estaduais e federais.


Mais de 100 cursos de qualificação e aperfeiçoamento foram oferecidos nas áreas de gastronomia, estética e beleza, artesanato, beneficiamento de pescado, gestão financeira, uso de mídias digitais, marketing e língua estrangeira, tanto na sede quanto na zona rural.


“O impacto desse trabalho é visível no aumento de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados, que subiram de 1,3 mil em 2021 para 1,7 mil no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 40%. Com o Cidade Empreendedora, Presidente Figueiredo desenvolveu e estruturou ainda mais suas potencialidades. Aqui estamos mostrando um pouco sobre o impacto do programa e os atrativos que temos na nossa cidade”, conta Bezerra.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *