Search
Close this search box.

Fiocruz lança livro com estratégia de saúde de Presidente Figueiredo

Foto: Arquivo pessoal da secretária Mariane Abreu

Presidente Figueiredo (AM) – O programa de educação em saúde de Presidente Figueiredo será disponibilizado para todos os municípios do Brasil através da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. O lançamento do livro, organizado em sete capítulos e notável pela tradução pioneira de um deles para o Guarani, ocorreu na sexta-feira (1º) durante um evento no auditório do Museu da Vida, localizado no campus sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

“Antes de tudo, quero dizer que não estaríamos aqui se a nossa gestora, Patrícia Lopes, não tivesse a compreensão e determinação de que a participação social na elaboração de políticas públicas é determinante para que se alcance resultados tecnicamente eficientes e socialmente justos. É assim que ela conduz a administração de Presidente Figueiredo, de forma participativa, em todas as áreas da gestão”, destacou Mariane Abreu, secretária municipal de Saúde.

A secretaria explicou que a estratégia foi montada para que o município tivesse um plano municipal de Saúde que contemplasse em suas metas, todas as necessidades da população, o que só poderia ser alcançado se todos os elos da cadeia de serviços públicos de saúde pudessem opinar, contribuir, para que, ao final a equipe soubesse o que precisa ser feito e como era por fazer.

“Trata-se da aplicação da educação permanente em saúde, por meio de oficinas, e da participação de usuários, profissionais e gestores de saúde na construção do Plano Municipal de Saúde, com apoio das conferências locais de saúde. Esse planejamento participativo possibilitou o fortalecimento da participação social, o conhecimento da realidade das unidades de saúde e a construção colaborativa das ações de saúde a partir dos territórios”, afirma.

Mariane Abreu lembrou ainda que o reconhecimento da iniciativa de Patrícia Lopes, de elaborar um Plano Municipal de Saúde de forma coletiva, inserida na publicação Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, para ser compartilhada com todo o país, pode ser medido diretamente na rede pública de saúde, onde 90% das metas estabelecidas já foram alcançadas, também venceu a 18ª Mostra Aqui Tem SUS, realizada em Campo Grande (MT), em 2022.

“Onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram reformadas, ampliadas e modernizadas, assim como outras estruturas de retaguarda de saúde do município. Construímos um complexo municipal com laboratório de análise clinicas – o maior do interior do Amazonas – Centro de Fisioterapia, Centro de atendimento Psicossocial, implantamos projetos como Melhor em Casa, Sorriso Legal, iniciamos a construção do novo hospital municipal, com maternidade e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a nova central do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras coisas”, citou Mariane Abreu.

Leia mais: https://www.presidentefigueiredo.am.gov.br/estrategia-de-educacao-para-saude-de-presidente-figueiredo-e-compartilhada-em-livro-da-plataforma-ideiasus-fiocruz/

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *