Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (13), ocorreu mais uma edição do projeto Suframa nas Escolas, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A ação contou com a participação de 57 alunos finalistas do Ensino Médio do CETI Dariana Zuleica Correa Lopes, localizado no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus. A corregedora da Suframa, Maria do Carmo Oliveira, foi a palestrante responsável por explicar o papel da instituição e o impacto do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para o desenvolvimento regional e nacional.
O projeto tem o objetivo de informar os estudantes sobre a importância da ZFM e do Polo Industrial de Manaus (PIM), abordando aspectos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos, além de apresentar oportunidades profissionais para o futuro.
Para a gestora do CETI, Nelissandra Gurgel, a palestra foi essencial para auxiliar os alunos em suas escolhas após a educação básica. “As escolas precisam dessa palestra, é de muita relevância. Nossos jovens ainda estão muito indecisos sobre o que querem após a conclusão da educação básica, então a palestra veio trazer informações bem relevantes e abrir um leque de oportunidades que talvez eles nem conhecessem”, afirmou Gurgel.
Entre os participantes, o estudante Rhandeyell Rennerys expressou entusiasmo com a experiência. “Antes da palestra só conhecia a ‘bola’ da Suframa. Achei (o conteúdo) muito bom e muito informativo. Conhecimento muito importante que me deixa mais interessado e mais integrado à Suframa”, declarou o aluno.
O Suframa nas Escolas segue contribuindo para despertar o interesse dos jovens sobre o potencial da Zona Franca de Manaus na transformação socioeconômica da região. A última ação do ano está prevista para o próximo dia 19, na Escola Estadual professor Rui Alencar, no Nova Cidade, zona Norte de Manaus.