Search
Close this search box.

Quadrilha é presa no Rio Preto da Eva acusada de aplicar golpes contra idosos em bancos

Bando induzia as vítimas a realizar empréstimos e outras transações dentro das agências bancárias

Uma quadrilha formada por Alcirene Alves Fontes, 38; Klicia Adria da Silva Rodrigues, 25; Marcos Heleno Batista Marinho, 48; Patrick Rodrigues Caldas, 29; e Rosimeire Lima de Souza, 55, foi presa acusada de envolvimento em golpes aplicados contra idosos em agências bancárias no município de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus). A detenção foi efetuada por agentes da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) nesta quarta-feira (22).

O titular do 36º DIP, delegado Henrique Brasil, informou que a quadrilha agia no momento em que as vítimas iam até a agência bancária para receber os respectivos salários ou benefícios oriundos de programas sociais do governo. “Os criminosos induziam as vítimas a realizar transações bancárias e empréstimos enquanto estavam nos bancos para receber salários ou beneficiais sociais”, explicou. 

A prisão é resultado das investigações feitas pela Polícia Civil (PC-AM) após denúncias de vítimas, que alegavam ser abordadas e lesadas pelos acusados dentro dos bancos. 

“O grupo era coordenado por Marcos Heleno e Patrick Rodrigues e eles contrataram Alcirene, Klicia e Rosimeire para participar da ação criminosa. Elas tinham ciência da situação em que iriam se envolver. Conseguimos efetuar as prisões dos infratores na zona rural de Rio Preto da Eva”, informou o delegado.

Orientação

O delegado explicou, ainda, que a abordagem criminosa seria uma espécie de auxílio aos idosos, que têm dificuldades no ato de realizar transações financeiras. Os valores subtraídos pelo grupo variam de R$ 5 mil a R$ 10 mil.

“No total, conseguimos identificar oito vítimas do golpe. Em particular, um idoso que tinha 78 anos, entrou em um quadro depressivo grave em decorrência do golpe sofrido em dezembro de 2022. Ele deixou de realizar as refeições alimentares e beber água, e, em fevereiro deste ano, foi a óbito”, relatou.

O titular alerta para a importância de familiares ou pessoas confiáveis acompanhem os idosos em agências bancárias, para que sejam blindados de situações como essa.

“Os idosos são pessoas vulneráveis e, geralmente, não têm afinidade com tecnologia. Por isso, é importante que eles estejam acompanhados de algum familiar ou de qualquer pessoa de confiança, para evitar ocorrências semelhantes”, salientou.

Outros golpes 

No início de março, Almir Padron de Azevedo, 40, Hilarildo Monteiro dos Santos Sobrinho, 28, e Luis Carlos Pinto Júnior, 20, foram presos em flagrante também por aplicar golpes contra idosos em Rio Preto da Eva. 

Os suspeitos iam até o município, abordavam as vítimas dentro dos bancos, as convenciam que entregassem os cartões bancários com a alegação de que forneceriam um novo. A partir daí, pegavam os cartões bancários das vítimas e retornavam à capital para fazer compras.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *