Search
Close this search box.

Qualidade do ar em Manaus neste domingo está ‘muito ruim’, por conta de fumaça; veja vídeo

A situação é decorrente das constantes queimadas,
Foto: Minuto a Minuto 1

Manaus (AM) — Nem a chuva da madrugada deste domingo (11/8) foi capaz de amenizar a nuvem de fumaça de encobre a capital amazonense. Nesta manhã, a qualidade do ar é considerada ‘muito ruim’, com nível de poluição em 80.7 OM2.5, segundo o aplicativo Selva, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A qualidade do ar está nesse nível por conta das constantes queimadas que, o período de calor, são intensificadas na capital e no interior do Estado. Estados vizinhos, como o Pará e o Acre, também têm registrado focos de incêndio, o que, também, reflete na qualidade ar em território amazonense.

Ainda segundo o app, Manaus aparece com qualidade de ar ‘muito ruim’ 12.4 PM2.5 (µg/m³) e Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus) com a qualidade do ar ‘péssima’ com o índice de 219.2 PM2.5 (µg/m³).

Conforme a plataforma, a qualidade do ar está com níveis mais elevados de concentração PM2.5 (material particulado) que refere-se a partículas de poeira muito finas no ar que têm 2,5 microns ou menos de diâmetro e inclui partículas inaláveis suficientemente pequenas para penetrar na região torácica do sistema respiratório.

Visibilidade

Por conta da onda de fumaça que encobre Manaus, a visibilidade em alguns pontos está comprometida. Da Ponte Rio Negro, que Liga a capital amazonense a Manacapuru, a vista para o rio e até mesmo pontos das duas cidades foi afetada.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *