Amazonas – Quatro pessoas foram presas, neste sábado (15), foram presos por estarem transportando cerca de 87 quilos de drogas, em uma embarcação, no rio Solimões, próximo a Coari (a 363 quilômetros de Manaus. Os entorpecentes foram localizados com apoio da cadela Havana, escondidos dentro de malas, mochilas e dentro de uma lixeira. Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
A embarcação modelo balsa (ferryboat) M.Monteiro, que havia saído de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), com destino à capital, foi abordada pelos policiais da Base Arpão, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por volta das 5h20. A abordagem foi realizada com auxílio da cadela Havana, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães).
Durante o procedimento, Havana sinalizou que dentro de duas malas havia a suspeita de conter drogas. Ao abrirem os acessórios, os policiais localizaram os entorpecentes. Na sequência, a cadela policial identificou a presença de mais drogas em uma lixeira e em uma mochila.
Ao todo foram apreendidos 72 tabletes de entorpecentes, entre cocaína, pasta-base de cocaína e maconha do tipo skunk, comprovado após análise realizada pelo perito do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).
A droga apreendida totalizou 86,2 quilos de drogas, sendo 6,7 de cocaína, 5,6 de skunk e 73,6 de pasta-base de cocaína.
Procedimentos
Os quatro suspeitos de serem os responsáveis por fazer o transporte da droga foram identificados e presos. Os quatro foram encaminhados à Polícia Civil (PC-AM), que integra a Base Arpão 1, onde foram autuados pelo crime de tráfico de drogas. Com a apreensão, a SSP-AM calcula danos superior a R$ 4,3 milhões ao crime.