Manaus (AM) — Nesta terça-feira (30/1), 1.393 turistas estrangeiros desembarcaram em Manaus, com a chegada à cidade do navio norueguês MS Viking Sea. A expectativa é que o público (928 turistas e 465 tripulantes) injete na economia local US$ 8 milhões, durante permanência do cruzeiro na capital amazonense, segundo estimativa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
O cruzeiro, que saiu de San Juan (capital de Porto Rico), é o segundo a ancorar no Porto de Manaus, após a liberação das ancoragens para embarcações de grande porte. Pelo menos 95% são turistas norte-americanos, que foram recebidos por membros da Manauscult.
O diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, destacou a importância da chegada dos turistas para a economia da cidade. “Manaus se torna, cada vez mais, um dos destinos turísticos mais procurados e os turistas de outros países geram um fluxo financeiro muito grande para a cidade. Então, estamos preparados para receber esses turistas, que geram receita e, consequentemente, fomentam o turismo na Amazônia”, disse.
Os passageiros do Viking Sea permanecem na cidade até esta quarta-feira (31/1), quando sairão de Manaus em voo charter; no mesmo dia, chegarão em terras manauaras, também em voo charter, mais 800 turistas vindos de Miami. Eles embarcarão no navio, com previsão de saída às 14h de quinta-feira, 1º de fevereiro, seguindo para Parintins.
A passagem do navio por Manaus deve gerar uma receita estimada em R$ 8 milhões. A temporada de cruzeiros 2023/2024 se estende até o mês de abril.