Quase 210 mil pessoas são afetadas pela cheia no Amazonas neste ano

Dos 62 municípios do Estado, 20 estão em Situação de Emergência, 37 em Alerta, três em Atenção e dois em normalidade.
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) — Quase 210 mil (209.431) pessoas foram afetadas pela cheia dos rios no Amazonas, até este sábado (17/05). O quantitativo, divulgado por meio de boletim emitido pelo Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, corresponde a 52.360 famílias.

De acordo com o boletim, as nove calhas de rios do Estado seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho. Conforme os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 20 estão em Situação de Emergência, 37 em Alerta, três em Atenção e dois em normalidade. Neste sábado, o município de Jutaí saiu de situação de Alerta e entrou em Emergência. 

Para mitigar os impactos da subida da água dos rios em relação à população, o Governodo Estado já enviou 250 toneladas em cestas básicas, 600 caixas d’água de 500 litros, 57 mil copos de água potável da Cosama, além de 10 kits purificadores do programa Água Boa para os municípios de Manicoré, Apuí, Humaitá, Borba, Boca do Acre e Novo Aripuanã.

Monitoramento

A Defesa Civil do Estado informa que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *