Search
Close this search box.

Reordenamento do Centro Histórico de Manaus é discutido na CMM 

Parlamentares votaram, ainda, dois projetos em regime de urgência em Reunião Extraordinária nesta quarta-feira (8/11)

Manaus (AM) – A discussão na Câmara Municipal de Manaus (CMM) girou em torno do reordenamento e revitalização do Centro Histórico de Manaus nesta quarta-feira (8/11), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

O debate ocorreu durante Tribuna Popular com a presença do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag. A sessão plenária contou, também, com Reunião Extraordinária para votação de dois projetos em regime de urgência.

A Tribuna Popular foi de autoria do vereador Lissandro Breval (Avante). O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, fez uma explanação sobre a situação do Centro da cidade, apresentando questões sensíveis como a insegurança, tráfico de drogas, pessoas em situação de rua e a ocupação desordenada das calçadas.

Aos vereadores, ele apresentou possibilidades a curto, médio e longo prazo, tais como a construção de um albergue e a revitalização de prédios antigos para abrigar até 200 pessoas que moram nas ruas. Ele pediu o envolvimento de todas as esferas de poder para garantir melhorias no Centro de Manaus.

“Nós precisamos do apoio de todos, do prefeito de Manaus dizendo para a equipe fazer; precisamos do Governo do Estado para colocar em prática a questão do albergue; e os vereadores, para encontrarmos soluções para a questão dos dependentes químicos. Isso já resolveria 60%, 70% do problema, depois entramos com a pintura e as outras coisas”, disse Ralph.

O vereador Lissandro Breval ressaltou a necessidade de que soluções sejam encontradas para estimular o comércio.

“Eu tenho recebido muitas denúncias, verdadeiros apelos de socorro, porque muitos estão vendo seus negócios fecharem as portas, funcionários de 20, 30 anos sendo mandados embora. É preciso ouvir o comércio, esse conjunto que mais emprega e mais arrecada. É uma falta de infraestrutura, falta de iluminação e os prédios estão abandonados”, disse ele.

Reunião Extraordinária

Após a Tribuna Popular, os vereadores votaram dois projetos em Reunião Extraordinária que tramitavam em regime de urgência.

A primeira votação apreciou parecer favorável a duas emendas e uma subemenda ao Projeto de Lei nº 417/2023, do vereador Rodrigo Guedes (Podemos). A matéria dispõe sobre serviço de entrega em delivery em condomínios, edifícios e salas comerciais. O parecer foi aprovado e será analisado pela 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO).

Outro projeto, o PL nº 603/2023 do Executivo Municipal, foi rejeitado pelos vereadores. A matéria tinha como objetivo autorizar a Prefeitura de Manaus a fazer uma operação de crédito de R$ 600 milhões com o Banco do Brasil, para melhorias na infraestrutura pelo Programa de Melhoria da Infraestrutura Urbana e Tecnológica de Manaus (Prominf).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *