Manaus (AM) – A Suframa participa da 3ª edição do evento “Transformar Juntos”, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O encontro cuja abertura ocorreu nesta terça-feira (9), com a presença do presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, termina na quinta-feira (11), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. A Autarquia está representada pelo coordenador regional da Área de Livre de Boa Vista e Bonfim, Jandirocy Teixeira Bispo.
O “Transformar Juntos” tem como foco principal a Desburocratização (Simplificação) e as Compras Públicas de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Além disso, temas como Inovação, Sustentabilidade, Turismo, Economia Criativa, Energia e Educação Empreendedora são abordados sob uma perspectiva territorial. O evento também contemplará a premiação das “Salas do Empreendedor – Selo Diamante” e o “Encontro de Agentes de Desenvolvimento”. A participação representa uma oportunidade para conhecer casos de sucesso, assistir à palestras informativas, além de momentos de atualização e construção coletiva.
O evento reúne diversos atores responsáveis pelo planejamento e transformação da realidade local, incluindo autoridades municipais e estaduais, gestores públicos e agentes de desenvolvimento do Estado de Roraima e de outras partes do país. Um dos principais objetivos é promover o debate e a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios, com ênfase nas Compras Públicas de MPEs, Simplificação do ambiente de negócios e estímulo às economias emergentes por meio de ações em Turismo, Sustentabilidade, Economia Criativa, Inovação e Energia. Além disso, busca comprometer-se com a Educação Empreendedora.
Ações
Jandirocy Bispo explica que a Área de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim da Suframa (ALCBV) tem se destacado na realização de ações estratégicas em parceria com entidades locais, incluindo o Sebrae/RR. Essas ações incluem palestras sobre temas como cadastro de empresas e internos de mercadorias, além da participação em eventos, visando a fomentar o acesso à informação para empresas que desejam usufruir dos incentivos fiscais.
“O objetivo é cadastrar novas empresas em Roraima, destacando a importância do projeto Zona Franca e incentivando a classe empresarial a implantar seus projetos e realizar seus cadastros junto à autarquia. Essas iniciativas colaboram com o desenvolvimento e crescimento regional, bem como a geração de empregos e renda por meio da gestão dos incentivos fiscais no estado. Todas as atividades de que participamos visam à integração, interiorização do desenvolvimento regional e à melhoria do ambiente de negócios”, detalha Bispo.