Search
Close this search box.

Representes do Instituto Federal de Rondônia se reúnem com Bosco Saraiva para tratar sobre recursos da Lei de Informática da ZFM

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (6), na sede da Suframa, com o superintendente Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, e o assessor técnico da Superintendência Adjunta de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Marcelo Cavalcante. O objetivo da reunião foi, principalmente, aprimorar alinhamentos com a Suframa e identificar oportunidades de ampliação do acesso a recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) pelo Estado de Rondônia, especialmente em relação às atividades do Ifro.

Também participaram da atividade, remotamente, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), o coordenador regional da Suframa em Porto Velho (RO), Waldemar Filho, e o coordenador regional da Autarquia em Rio Branco (AC), Jefferson Araújo.

Durante a reunião, os representantes do Instituto informaram que estão realizando um planejamento para expandir as atividades ligadas à inovação e aumentar o recebimento de recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. Nesse sentido, uma das principais propostas seria providenciar o credenciamento da incubadora do Ifro junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), que é o comitê responsável pela gestão de investimentos de PD&I na Amazônia Ocidental e que tem a Suframa como secretária-executiva.

De acordo com Tatiana Gigliolla, professora e coordenadora de empreendedorismo no Ifro, a atividade na Suframa tratou sobre diversos assuntos de interesse para o desenvolvimento de Rondônia, com ênfase especialmente na captação de recursos de PD&I e em programas prioritários do Capda. “Tivemos na reunião o apoio para que possamos buscar soluções e saber o que precisa ser feito, quais as documentações e as tratativas para que a gente possa aprimorar o cenário de captação de recursos para toda a Amazônia Ocidental”, destacou Gigliolla.

O superintendente Bosco Saraiva destacou que é do total interesse da Suframa estimular a disseminação dos recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus por toda a região. “Acreditamos que esses recursos têm um grande poder para estimular o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia. Por isso também estamos fazendo eventos como a Jornada de Integração e Desenvolvimento em todos os Estados da área de abrangência da Suframa de forma a capacitar as pessoas e as empresas sobre essa temática e fomentar o desenvolvimento de novos projetos e negócios relacionados às atividades de PD&I”, afirmou Saraiva.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *