Brasília (DF) – Em convenção nacional nesta segunda-feira (24), o partido Republicanos realizou eleição da nova mesa diretiva que reconduziu o deputado federal Marcos Pereira à presidência nacional da sigla. Na oportunidade, o presidente reeleito anunciou a criação do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher.
O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, no anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a participação de filiados, entre os quais, os representantes amazonenses: deputado Silas Câmara; o deputado estadual João Luiz; os vereadores João Carlos e Márcio Tavares; e a secretária Estadual do Republicanos Mulher, Mirtes Salles.
Ao falar da criação do Observatório, Marcos Pereira comunicou que a coordenadora será a deputada federal do Rio de Janeiro, Rosângela Gomes. A parlamentar é autora da Lei 14.192/21, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas. Atualmente, ela é secretária de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro e foi primeira deputada negra a fazer parte da mesa diretora na Câmara Federal.
Além da reeleição de Marcos Pereira, a senadora Damares Alves foi empossada secretária Nacional do Republicanos Mulher.
Convite
O evento do Republicanos contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Artur Lira (Progressistas-AL), único “não Republicano” presente na convenção. Em tom de brincadeira, Marcos Pereira, que é vice-presidente da Câmara, fez um convite a Artur Lira. “O presidente da Câmara, Artur Lira, é o único convidado do evento que ainda não participa da sigla, mas quero lhe dizer que as portas do partido estão abertas, caso decida mudar de sigla”.